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O que a pandemia nos ensinou sobre Vendas pelo WhatsApp

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O que a pandemia nos ensinou sobre Vendas pelo WhatsApp

O WhatsApp já é um canal de comunicação online de grande adoção tanto por usuários pessoais quanto por profissionais. Porém, as vendas por esse aplicativo é que foram, de fato, intensamente aceleradas a partir do início da pandemia causada pelo Coronavírus.

Como trazemos no livro “O poder da conveniência omnichannel no atendimento”, 99% dos smartphones brasileiros possuem o WhatsApp, com 0% de risco de desinstalação. Ainda falamos sobre o fato de 60% dos brasileiros utilizarem o WhatsApp para comprar produtos e serviços e que esse percentual cresce constantemente.

Brasileiro gosta de comunicação e tem se adaptado cada vez mais aos canais digitais. Com certeza, nesse cenário, o WhatsApp ocupa posição de destaque, mas é de extrema importância que tenhamos outros canais no “radar de uso”, como webchat (chat online em um site), Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram, Signal etc.

Inscreva-se para uma palestra online gratuita

Convidamos Raphael Lassance, maiores especialistas em vendas online do mercado brasileiro. Eleito um dos melhores profissionais de mídias sociais do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABCOMMAdministrador da maior comunidade de growth hackers da América Latina, o grupo Growth Hackers Brasilpara falar sobre o tema Vendas por WhatsApp e outros canais digitais: O passo a passo para grandes resultados”. Acesse o link e inscreva-se!

Distanciamento social promovendo a aproximação digital

Conhecemos o tráfego de mensagens dos nossos milhares de clientes distribuídos em todo o Brasil e os dados que apuramos constantemente trazem informações muito importantes. Observamos empresas de todos os portes que tiveram alteração no comportamento de troca de mensagens com seus consumidores durante a pandemia.

Identificamos crescimento médio de 142% nas trocas de mensagens entre empresas (nossos clientes) e seus consumidores. Com destaque para os mercados de comércio (com crescimento de 246%) e de serviços (com crescimento de 136%). Nossos clientes ainda retratam que o crescimento de vendas pelo WhatsApp foi muito importante no período.

Isso demonstra que a adoção dos comunicadores online, principalmente o WhatsApp, foi intensa no período e que não voltará aos patamares pré-pandemia, pois, segundo nossos estudos, nenhum mercado que apresentou crescimento de tráfego de mensagens no início da pandemia reverteu sua tendência de alta.

 

Vendas por WhatsApp e outros canais digitais assumindo a cena

Até o início da pandemia o meio empresarial já investia na utilização do WhatsApp como meio de atendimento para seus clientes. Mas, sua utilização para vendas foi muito acelerada durante a pandemia. Alguns fatores foram fundamentais para isso:

1. Desobrigar empresas a criar e-commerce, loja virtual ou mesmo um site – A implantação de canais de vendas pelo WhatsApp é muito mais rápida e barata do que a implantação de lojas online, e, ainda, atende à tendência de comunicação imediata para os consumidores;

2. A adoção do WhatsApp por 99% dos donos de smartphones – Como afirmamos no começo do artigo, a adoção extrema do WhatsApp por proprietários de smartphones mostra como esse é o canal de comunicação ideal para falar com o cliente onde ele realmente está e não onde você gostaria que ele estivesse;

3. A possibilidade de criar conversas imediatas com o consumidor – Grande tendência do consumidor digital (Consumidor 4.0) é a preferência por realizar conversas instantâneas com as empresas das quais compra, e tem aberto grandes possibilidades de vendas a partir da interação imediata com atendente humano ou com atendente virtual;

4. Capacidade de envio de mídias, links e informações de venda – A conversa por comunicadores instantâneos, como o WhatsApp, permite, ainda, o envio de uma série de materiais multimídia. O enriquecimento da comunicação a partir de materiais diversos possibilita que vendedores possam apresentar produtos e serviços de forma completa;

5. A possibilidade de implantação de plataformas automatizadas de atendimento – A venda pelo WhatsApp precisa ser conveniente para o cliente. Então, a automação dos processos a partir de plataformas de atendimento oferece diversas vantagens, como a centralização de todos os usuários e canais digitais em um único lugar, entrega de primeiras informações por um chatbot a qualquer momento, ou mesmo a automação de processos para ganho de escala no atendimento de vendas.

 

Marketing e vendas pelo WhatsApp, uma grande amizade

A partir dessas e outras possibilidades, uma grande amizade entre o marketing digital e as vendas pelo WhatsApp aconteceu. Principalmente quando falamos da capacidade do marketing digital em gerar campanhas pagas e orgânicas para a tração de tráfego para as conversas realizadas no WhatsApp.

Estratégias completas de marketing digital passaram a ser possíveis com essa união, proporcionando, de um lado, a escala de movimentação e ações para atingir o público de cada negócio, e, do outro, um canal de comunicação com alta capacidade de conversa e conversão de vendas.

Pensando exatamente nisso, no dia 23/6/2021 (quarta), às 15h promoveremos uma palestra online gratuita sobre o tema, para a qual convidamos Raphael Lassance, um dos maiores especialistas em vendas online do mercado brasileiro. Eleito um dos melhores profissionais de mídias sociais do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), o palestrante é administrador da maior comunidade de growth hackers da América Latina, o grupo Growth Hackers Brasil.

O tema da palestra é “Vendas pelo WhatsApp e outros canais digitais: O passo a passo para grandes resultados”, e responderá sobre como utilizar estratégias e campanhas de marketing para levar cada vez mais público para esses canais; como escalar o atendimento desses canais com uma automação objetiva e conversa humanizada; como medir os resultados de todo o processo para justificar cada vez mais investimentos e incentivar melhoria contínua e se é necessário criar um e-commerce para vender online.

De forma muito prática, essas e demais questões, serão esclarecidas por Lassance, que demonstrará, entre outras coisas, a melhor maneira para:

• Desenvolver estratégias para diferentes tipos de produtos e serviços;

• Elaborar campanhas pagas nas redes sociais para acelerar a geração de leads;

• Desenhar funis de vendas que realmente convertam em negócios;

• Utilizar o WhatsApp e outros canais digitais no processo de vendas;

• Utilizar a automação de conversas com chatbots para escalar atendimento;

• Medir resultados de todas as fases do processo para realizar ajustes inteligentes.

Você e sua empresa já podem ter descoberto os primeiros resultados nas vendas por canais digitais ou tentando iniciar as primeiras ações nesse sentido. Essa palestra irá ajudar em ambos os casos. Iremos apresentar o passo a passo para definir estratégias, implantar ações e colher grandes resultados. Então, faça a sua inscrição e reserve a data para esse importante evento online na sua agenda.

E para dar continuidade à conversa sobre vendas pelo WhatsApp, no dia 24/6/2021 (quinta), às 15h, receberemos Marcelo Negrão, diretor e sócio da Fortics e um dos maiores especialistas em atendimento omnichannel, para apresentar a palestra, também online e gratuita, “Pilote uma máquina de vendas por WhatsApp e outros canais digitais”. Fazendo somente uma inscrição, você estará pronto para participar dos dois eventos online.

Faça sua inscrição! Cadastre-se e participe desses importantes momentos com nossos palestrantes. Caso esteja lendo este artigo depois da realização das palestras, faça sua inscrição mesmo assim e receberá os linksde todas as palestras realizadas.

Hugo Santos

Hugo Santos é Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing desde 1996. Vencedor como o melhor profissional de vendas no prêmio ABC da Comunicação no ano de 2020. Coautor do livro “O poder da conveniência no atendimento omnichannel” com o time Fortics. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing para o curso Creative Design Business (Inovação e Startups). Professor de MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade em Rede para o curso Gestão de Mudanças. Mentor de negócios desde 2008 e mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 180 palestras e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte.


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