Ele é um dos “queridinhos da comunicação online”, e por isso não podia faltar no Fortics SZ.chat. Agora, você também pode integrar o Direct do Instagram na plataforma e ter uma comunicação ainda mais centralizada e unificada na sua empresa.
Então, basta conectar sua página de Instagram a nossa plataforma de atendimento online e iniciar seus atendimentos e vendas no Instagram.
Temos certeza de que você está tão feliz com essa possibilidade quanto nós. Continue lendo este artigo especial para saber como integrar o Direct do seu Instagram ao Fortics SZ.chat.
Direct do Instagram: App vs a nova API
Quando falamos do uso de uma API desenvolvida pelo time do Instagram/Meta é sempre importante lembrar que nem todas as funcionalidades disponíveis no App também estarão disponíveis na API de integração.
Por isso, o primeiro passo é entender as funcionalidades atendidas pela API e aquelas que sofrerão alguma alteração ou limitação nas Direct Messages ou DMs.
O que você pode fazer a partir da API?
Listamos, a seguir, o que a API Facebook/Instagram permite você realizar em seu Instagram. Tudo isso, de dentro da plataforma Fortics SZ.chat.
Vamos a elas:
Responda DMs enviadas por usuários que seguem a sua página
Fique à vontade para responder diretamente no SZ.chat todas as mensagens recebidas dos usuários que já seguem sua página de Instagram!
A criação de chatbot de atendimento também é muito recomendada para este caso;
Responda DMs enviadas por usuários que ainda não seguem a página
Tranquilo também! Apesar de esse tipo de mensagem ficar em fila separada no aplicativo do Instagram, você (e seu chatbot) conseguirão responder imediatamente a esses usuários da mesma forma que responde a usuários que já seguem sua página.
Envie mensagens ativas para um usuário do Instagram
Só vale enviar mensagem direta pelo SZ.chat para contatos que nos 7 dias anteriores tenham enviado alguma mensagem para o Direct da sua página, ou seja, só será possível fazer contato ativo com quem tenha conversado com você via DM neste período.
Responda comentários e reaja nos Stories
Outra excelente notícia! Pode publicar à vontade nos stories da sua página de Instagram que a interação com todos os comentários e reações estão garantidos na integração com o SZ.chat.
Todas as contas podem utilizar essa integração?
Para integrar o SZ.chat às DMs do Instagram a sua conta deve:
- Possuir mais de 1 MIL seguidores;
- Estar configurada com uma conta profissional;
- Estar vinculada a uma Fanpage do Facebook.
O que você ainda não consegue fazer por meio da API do Facebook/Instagram?
Recompartilhar stories
Sabe quando alguém faz um story e marca a sua página? Recompartilhar isso no seu próprio story ainda não é suportado pela API.
Obs: Criaremos um comunicado para nossos clientes caso o Facebook/Instagram libere essa funcionalidade.
Interagir com respostas de Reels
Os comentários enviados para as suas publicações no Reels ainda não são suportados pela API de DM, nem pela API de comentários.
Mas, e quanto às respostas em postagens ou na publicação de vídeos?
Para todas as respostas em postagens ou vídeos da sua página utilize a integração do Instagram Comments. Essa é uma integração que já havíamos disponibilizado desde 2020.
Escrevemos um artigo especial para demonstrar como ela funciona e como deve ser habilitada para o SZ.chat.
Conecte agora seu Instagram à plataforma de atendimento
Para te ajudar a fazer esse processo, o nosso time de suporte técnico e qualidade de produto criou um documento e um vídeo para que você possa conectar o seu Fortics SZ.chat ao Direct do Instagram.
Quer saber tudo em detalhes? Clique aqui e assista o vídeo de instrução.
Além de demonstrar como fazer essa integração, o conteúdo também te ajuda a preparar a sua página de Instagram para ser “eleita” ao usar a API de integração desenvolvida pelo time do Instagram/Meta.
Comentários também são amparados pela integração
Para não deixar esse artigo muito extenso, mas dar aqui um spoiler sobre o assunto, além da integração atender as mensagens de Direct do Instagram, ela também traz para o Fortics SZ.chat todos os comentários feitos por usuários em postagens orgânicas (divulgações não paga na timeline da sua rede social) e das postagens pagas (realizadas em campanhas) da sua página de Instagram.
Essa integração é excelente para marcas, negócios e autoridades digitais que precisam cercar todas as possibilidades de interação da sua audiência no Instagram e oferecer respostas rápidas e humanizadas para todos eles. Um time de atendimento e respostas de comentários pode ser feito por você e pela sua empresa.
Direct do Instagram no Fortics SZ.chat, mais um canal online à sua disposição
Com essa integração, a Fortics reafirma sua posição como plataforma de comunicação omnichannel com a maior quantidade de canais disponíveis para os clientes.
Orquestramos em uma única plataforma o atendimento da sua empresa via WhatsApp, Webchat bidirecional Facebook, Instagram, Microsoft Teams, Telegram, Signal, e-mail, SMS, voz e muito mais.
Dúvidas? Entre em contato com a Fortics
Claro que nosso time de suporte está a sua disposição para esclarecer dúvidas sobre o uso desta integração. Por isso, se você achar que os materiais que separamos não foram suficientes, clique aqui e fale com nossos especialistas.
Você é cliente da Fortics e ainda não utiliza pelo menos três desses canais de atendimento online? Fale agora com nosso time de suporte e integre mais canais. Clique aqui para fazer contato.
Você ainda não é cliente da Fortics e quer implantar na sua empresa o mais moderno conceito de contact center online? Clique aqui e faça contato com nossos especialistas.
Sobre o autor:
Hugo Santos é Head de Conteúdo e Educação da Fortics, consultor de negócios, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing e Atendimento desde 1996. Vencedor como o melhor profissional de vendas no prêmio ABC da Comunicação no ano de 2020. Vencedor do prêmio “Sabre Awards LATAM 2021” na categoria “Business-To-Business Marketing: Digital Presence and Omnichannel service in the Covid-19- pandemic” com Fortics e Agência ViaNews Hotwire.
Coautor do livro “O poder da conveniência no atendimento omnichannel” com o time Fortics. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Foi professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing e no MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal desde 2018.
Desde 2014 ministrou mais de 420 palestras, workshops e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Marketing de Conversa, Atendimento Omnichannel, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit, Medical Fair, ABRINT e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte.
- Instagram: @hugopalestrando
- Linkedin: in/hugopalestrando/