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O que é uma plataforma de atendimento online?

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O atendimento online se tornou uma necessidade de primeira ordem para qualquer negócio minimamente conectado, ou seja, para todos os negócios. O relacionamento por meio de canais digitais nunca foi tão importante.  

Esse assunto já foi amplamente detalhado no livro “O poder da conveniêncIA Omnichannel no atendimento”, lançado em dezembro de 2020, tendo como autores Arthur Igreja, Edineudo Oliveira, Edison Figueira, Francisco Neto e Hugo Santos (que assina este artigo). Quer saber mais sobre esse livro? Clique aqui. 

Compreendendo ainda que essa importância cresce a cada dia, é inevitável dizer que empresas que não se apoiarem em atendimento online estão com seus dias contados. Se sua empresa já tomou alguma iniciativa nesse campo, sabe que precisará melhorar continuadamente, mediante a implantação e atualização de processos, cultura e plataformas de tecnologia. 

Para compreender a necessidade e importância de implantação de uma plataforma de atendimento online na empresa, vamos discorrer sobre os seguintes pontos: 

Vamos lá? 

As redes sociais que mais demandam atendimento online 

Ainda na primeira parte do livro, apresentamos os dados de uma pesquisa da We Are Social que demonstra quais as redes sociais mais utilizadas no mundo.  

Esses eram os dados de quando publicamos o livro em 2020. Para acessar os dados atualizados, clique aqui e acompanhe a versão publicada em julho de 2022. 

Veja os dados a seguir:  

Fonte: WeAreSocial (www.wearesocial.com) –Ilustração presente no livro “O poder da conveniêncIA omnichannel no atendimento” (www.conveniencia.com) 

Quando reunimos informações de uso dos nossos mais de 2300 clientes de plataforma de atendimento online, dos conteúdos que entregamos ao mercado e dos feedbacks nas nossas palestras online, podemos dizer que as principais redes sociais e canais de comunicação digital utilizados no Brasil são o WhatsApp, Youtube, Instagram, Facebook, Telegram e LinkedIn. Podemos, ainda, somar à lista canais como o Twitter, TikTok e Signal, com seus apelos diferenciados, bem como o Webchat (chat online) como um canal proprietário muito importante.  

Dependendo do comportamento ou da idade do seu público, do tipo de produto, serviço ou solução que vende, poderá utilizar mais uma ou outra dessas redes ou canais digitais, mas infalivelmente mais de um deles precisa ser contemplado em sua estratégia de atendimento online. Isso porque para realizar o atendimento ao seu público você precisa estar onde seu cliente está e não onde você ou sua empresa deseja.  

Fazer atendimento online onde o público deseja é uma das primeiras necessidades quando falamos de oferecer conveniência para ele. Conveniência é alta entrega de valor, permite excelente nível de fidelização de clientes e, por consequência, de lucratividade para a empresa.  

Mas, como é a trajetória de cada organização dentro desse atendimento e onde surge a necessidade de implantação de uma plataforma de atendimento online? É o que veremos a seguir 

As fases do atendimento online nas empresas iniciantes 

A partir do momento que você e sua empresa se deram conta de que o atendimento online é uma necessidade (espero que isso já tenha acontecido com vocês), é natural que sigam passos para a implantação gradual desse serviço.  

Importante dizer que as fases que iremos descrever abaixo não são as mais indicadas, mas são as fases pelas quais empresas iniciantes têm passado normalmente. Elas são: 

Nenhum atendimento online começa perfeito, ok? Assim, são louváveis iniciativas como as descritas acima, pois, invariavelmente, elas melhoram a comunicação da empresa com seus clientes e colocam o negócio no meio digital.  

Mas, as organizações que se limitam a realizar esse atendimento sem adotar uma plataforma de atendimento online acabam por desistir da iniciativa ou passam a conviver com problemas sérios, como: 

Agora que o cenário desafiador está apresentado, cabe perguntar: De que maneira uma plataforma de atendimento online poderá realmente ajudar minha empresa? O que devo buscar em uma plataforma de atendimento online? 

O que devemos buscar em uma plataforma de atendimento online? 

De forma muito objetiva, vamos descrever aqui de que forma uma plataforma de atendimento online ajudará sua empresa e quais as principais características de uma ferramenta competente: 

Por que somos capazes de ajudar sua empresa nessa missão? 

Alguns motivos para você e sua empresa adotarem o Fortics SZ.chat como sua plataforma de atendimento online: 

Fale agora com uma das nossas consultoras: fortics.me/especialista-sz

Quer compreender melhor como podemos ajudar sua empresa? Clique no botão acima e fale com nosso time. Será um prazer conversar com você! 

Até o próximo artigo! 

Sobre o autor:

Hugo Santos é Head de Conteúdo e Educação da Fortics, consultor de negócios, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing e Atendimento desde 1996. Vencedor como o melhor profissional de vendas no prêmio ABC da Comunicação no ano de 2020. Vencedor do prêmio “Sabre Awards LATAM 2021” na categoria “Business-To-Business Marketing: Digital Presence and Omnichannel service in the Covid-19- pandemic” com Fortics e Agência ViaNews Hotwire.

Coautor do livro “O poder da conveniência no atendimento omnichannel” com o time Fortics. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Foi professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing e no MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal desde 2018.

Desde 2014 ministrou mais de 420 palestras, workshops e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Marketing de Conversa, Atendimento Omnichannel, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit, Medical Fair, ABRINT e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte.


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