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Melhores práticas de segurança da informação para o dia a dia da sua empresa

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Veja quais são as ações de segurança de informação que podem ser adotadas no dia a dia e que devem ser observadas pelas empresas e consumidores para garantir mais segurança nas trocas de informações e operações.  

No mercado atual, as empresas já se deram conta de que precisam investir para oferecer aos seus clientes um relacionamento integrado, eficiente e no canal de preferência do consumidor.

Todas essas características estão presentes em uma estratégia omnichannel, que preza ainda pela segurança dos dados e informações dos colaboradores, clientes e parceiros comerciais em todas as suas trocas.

A gestão adequada desses dados, além de obrigatória em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), torna-se também um instrumento valioso para todos os negócios que, respeitando as permissões concedidas por cada pessoa, podem ser utilizados para oferecer novos produtos e/ou serviços, além de otimizar o atendimento, que se torna personalizado e cujo histórico de trocas de informações favorece a agilidade e a experiência dos clientes.

Devemos estar atentos e tomar todas as ações recomendadas que ajudam a aumentar o nível de segurança das trocas entre marcas, colaboradores e consumidores.

As empresas precisam possuir meios técnicos e organizacionais para evitar o sucesso de invasões indesejadas, estar atentas aos golpes digitais cada vez mais sofisticados, vazamentos e perda de dados.

Por isso, fomentar a cultura de privacidade e proteção de dados nas empresas, incentivar boas práticas de segurança da informação e ter meios técnicos de garantir que todas as políticas sejam implementadas fazem toda a diferença.

 

 

Boas práticas garantem a segurança da informação

 

Em 2023, o Brasil comemora cinco anos da promulgação da LGPD e três anos da sua entrada em vigor. Este importante marco para segurança da informação e proteção de dados no contexto brasileiro tem na Autoridade Nacional de Proteção de Dados seu órgão regulador, que tem atuado de forma efetiva nestes três anos, já tendo emitido importantes regulamentações, como a Resolução CD/ANPD Nº 1, de 28 de outubro de 2021, alterada posteriormente pela Resolução CD/ANPD Nº 4, de 24 de fevereiro de 2023, que aprova o Regulamento do Processo de Fiscalização e do Processo Administrativo Sancionador.

Neste sentido, de avanços consideráveis e conquistas, listamos algumas das principais dicas e boas práticas para manter a segurança da informação nos processos rotineiros para todos, empresas e consumidores. São elas:

Para as empresas:

 

Para colaboradores e consumidores no geral:

 

Para saber como a Fortics oferece aos seus clientes um relacionamento omnichannel seguro e de acordo com a LGPD, sugerimos a leitura desse artigo.

Na Fortics, contamos com um programa maduro de Governança em Privacidade, levando esse compromisso também para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos que são lançados no mercado. Utilizar uma plataforma Omnichannel, desenvolvida e aprimorada pela metodologia de privacy by design e redesign, auxilia você nesse processo de adequação.

Quer saber mais sobre como o Fortics SZ.chat pode ser a solução que a sua empresa estava buscando para se adequar de vez à LGPD? Entre em contato conosco clicando aqui! Nosso time está pronto para te atender.

Sobre o autor: 

Laura Carvalhal é DPO da Fortics Tecnologia. 

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC na área de Direito Autoral e Sociedade Informacional. Especialista em Direito Digital e Compliance. 

Advogada nas áreas cível e empresarial, preventivo e contencioso, desde 2007. Atualmente dedicada à implementação de conformidade com as leis de Privacidade e Proteção de Dados. 

Profissional Certificada CIPM/IAPP e CDPO/BR pela IAPP. Profissional Certificada DPO/EXIN – Data Protection Officer (PDPE/PDPE-LGPD; PDPF; PDPP; ISFS). Profissional Certificada EXIN Information Security Foundation – ISO IEC 27001. 

 


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