Saiba como o seu negócio pode utilizar a rede social de forma estratégica para vender mais e ampliar o relacionamento com os seus clientes
A experiência de um cliente começa a partir do primeiro contato que ele faz com uma empresa. Seja para esclarecer uma dúvida, solicitar informações adicionais em relação aos produtos e/ou serviços, e claro, para realizar uma compra – objetivo final de qualquer negócio.
E nunca é demais reforçar que para que esse fluxo funcione de forma conveniente e satisfatória para quem está do outro lado da tela, as empresas precisam dedicar tempo e investimento para implantar o processo ideal que vai possibilitar a gestão das informações dos clientes, bem como um atendimento personalizado e automatizado, que garanta maior assertividade e rapidez nessa troca.
Entenda o atendimento aqui não apenas como porta de entrada de um cliente, mas como o início de uma relação que pode (e deve) se desdobrar em futuras indicações para outras pessoas, fidelização e até mesmo, dependendo da empresa, recorrência na aquisição da solução oferecida.
Logo, não é difícil imaginar porque as empresas precisam estar prontas para atender esses consumidores também nas redes sociais, afinal, na contemporaneidade, boa parte das relações acontecem por meio de uma rede que conecta amigos, mas também empresas e marcas.
E uma das redes mais utilizada pelo público brasileiro é o Instagram. Para se ter uma ideia real do poder (e das oportunidades para quem deseja vender pela plataforma), de acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Insta passou a ser a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários. Só fica atrás do WhatsApp e do YouTube, primeiro e segundo lugar respectivamente.
Perceba que em um mercado altamente competitivo e cada vez mais preparado, empresas que sequer oferecem atendimento de qualidade em redes sociais como o Instagram, perdem não apenas espaço, mas deixam de se comunicar com o seu público-alvo e, principalmente, deixam escapar a oportunidade de captar novos leads e conquistar números e alcance que apenas o universo digital é capaz de proporcionar.
A grande questão então passa a ser: como otimizar o atendimento no Instagram e obter resultados? Investindo em eficiência, automatização, que geram maior rapidez em relação as respostas e comunicação de uma forma geral, além de maior assertividade. Principalmente quando algo dá errado, o que um cliente espera é a solução rápida e objetiva do problema. E isso só se torna possível quando a empresa consegue acessar, por exemplo, os dados do cliente e da compra de forma organizada e centralizada.
Imagine um cenário em que a compra é efetuada pelo site, por exemplo, e o cliente deseja realizar a troca do produto, mas entra em contato pelo Instagram da empresa. Sem a gestão dos dados, você leitor (a) certamente já imaginou que esse contato seria complicado e frustrante para quem fez a compra.
Nunca esqueça que o atendimento é a cara da empresa. Então qual é a imagem que o seu atendimento tem passado? É uma empresa organizada, acessível, eficiente?
Caso suas respostas para as perguntas acima não sejam lá muito animadoras, a boa notícia é que podemos te ajudar nesse processo para que a sua empresa possa oferecer uma experiência memorável de atendimento aos seus clientes, a partir do primeiro contato.
Como? Basta conectar sua página de Instagram a nossa plataforma de atendimento online Fortics SZ.chat e iniciar seus atendimentos e vendas no Instagram. Para saber como essa integração funciona na prática e tudo que ela pode oferecer ao seu negócio, leia o artigo https://www.fortics.com.br/plataforma-de-atendimento-sz-chat/ que aprofunda nas funcionalidades dessa união.
Sobre o autor:
Francisco O. Pinheiro Neto é CEO (Chief Executive Office) da Fortics, empreendedor na área de ciência da computação, com ênfase em TIC. Foi sócio da Brasil Informática, empresa especializada no desenvolvimento de soluções ERP, onde atuou como diretor de Desenvolvimento de Software. Foi sócio, fundador e CEO da BRconnection (atualmente Blockbit), empresa especializada no desenvolvimento de soluções para segurança da informação que otimizam o uso da Internet em ambientes corporativos. Atua há mais de 35 anos em tecnologia da informação e comunicação. Possui formação em Análise e Desenvolvimento de software pela FIAP e especialização em Marketing pela ESPM. Atualmente, como sócio-fundador e CEO da Fortics, empresa especializada no desenvolvimento de plataformas de atendimento ao cliente (voz, mensageria, automação, humanização e conveniência), está à frente de todo planejamento estratégico da empresa.
Coautor dos livros “O Poder da ConveniêncIA no Atendimento Omnichannel” e “Experiências que Deixam Marcas – Volumes 2 e 3”.