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Fortics adere permanentemente ao modelo de trabalho home office

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Desde março de 2020, quando a pandemia provocada pelo novo coronavírus se agravou no Brasil, a Fortics se movimentou rapidamente para implantar o trabalho em modelo home office, envolvendo 100% dos colaboradores. Em abril de 2021, ou seja, pouco mais de um ano depois da mudança, oficializamos que o trabalho em home office seria adotado permanentemente para a totalidade do time Fortics 

Porém, a pandemia não foi o único motivo para a tomada dessa decisão. Como poderá conferir nesse artigo especial, diversos outros benefícios foram identificados nesse período que, assim, simplificaram a decisão pela adoção do novo sistema de trabalho, bem como evoluções a partir desse primeiro modelo. 

Se você já leu sobre home officecom certeza sabe que a Fortics não é a única empresa adotar esse formato, pois trata-se de um movimento mundial. “O ser humano quer se socializar novamente, mas o trabalho remoto permanecerá em definitivo”, assegura a revista inglesa The Economist, em recente reportagem, enumerando 20 tendências corporativas para 2021 e para as próximas décadas. “Impulsionada pelas transformações digitais do ambiente de trabalho e da própria sociedade durante a pandemia, vamos continuar a trabalhar online a partir de nossas casas, cada vez mais adaptadas, e com reuniões em lugares diferentes, não só para nos conectarmos profissionalmente, mas para nos socializarmos”, afirma a publicação. 

Continue lendo esse artigo e veja o depoimento de executivos da Fortics sobre a implantação do modelo de trabalho em home office, bem como quais os próximos passos dessa jornada. 

O início do processo de adoção do home office 

A empresa já havia adotado home office desde meados de março de 2020 e com o sucesso desse novo modelo de gestão, a a Fortics decidiu encerrar as atividades em seus escritórios físicos espalhados pelo país, excetuando-se a base em Campinas, no interior de São Paulo, e a unidade de Orlando, na Flórida (EUA). A decisão foi tomada após uma série de estudos e pesquisas realizadas junto a seus  colaboradores, pesquisa essa que mostrou que 99,5% deles já eram favoráveis ao home office permanente. 

Mas, esse foi somente o começo do processo, pois hoje a Fortics já fala em trabalho além desse modelo. Nesse sentido, nosso CEO Francisco Pinheiro Neto afirma que home office, ou melhor, o anywhere office, é o novo paradigma corporativo e passa a ser nossa realidade a partir deste momento. Continuando, ele nos conta que as residências se tornaram mais tecnológicas e adaptadas ao trabalho diário. E a Fortics está fortemente ligada a essa transformação digital”. 

O conceito de anywhere office, uma evolução natural do home officeé o próximo passo das empresas e Neto confirma essa  posição quando diz que hoje, você pode morar em qualquer parte do planeta, trabalhar da mesma forma e gerar o mesmo valor”. E vai além, dizendo que esta é mais uma das muitas vantagens dessa nossa decisão: agora, poderemos contratar profissionais de qualquer parte do Brasil e do mundo”. 

Resultados animadores que auxiliaram na decisão 

Os resultados alcançados são inúmeros e todos muito importantes. Identificamos que o time Fortics está muito mais produtivo, entregando resultados e crescendo de forma contínuaA cultura do trabalho remoto já fazia parte do DNA dos Fortickers (como gostamos de nos chamar), mesmo antes da pandemia. E não poderia ser diferente, uma vez que desenvolvemos justamente isso, ou seja, soluções de atendimento virtual. Por esse motivo, na Fortics não passamos pelo desafio de implementar e adotar tecnologias para o trabalho virtual; estávamos prontos, maduros e preparados. Claro que tivemos outros desafios, como, por exemplo, continuar nossa trajetória em eventos, mesmo sem os presenciais. 

Foi muito importante confirmar que temos um time de alta performance, composto por profissionais preparados, capacitados e engajados em fazer acontecer. Na Fortics todos os colaboradores, sem exceção, conhecem os desafios e as metas que temos a alcançar, o que dispensa o modelo falido de vigilância excessiva que, por vezes, maltrata o colaborador. No final do dia absolutamente tudo se apoia em pessoas e seus resultados. Nessa linha, se as pessoas estão felizes no ambiente de trabalho fica fácil tratarem os negócios dos clientes como se fossem delas próprias. 

Entendemos que para alguns colaboradores praticar o anywhere office em casa não é tão simples. Por esse motivo, e também por entender que dispor de uma sede para encontros presenciais periódicos tem sua importância, a Fortics fechou parceria com uma multinacional do ramo de coworking, tanto para ofertar local de trabalho para quem sentir a necessidade de trabalhar fora de casa quanto para bem atender presencialmente nossos clientes sempre que necessárioE, nesse caso, com uma vantagem: a Fortics também estará fisicamente anywherejá que empresa de coworking que contratamos tem sedes em várias cidades do mundo.   

Não abrimos mão de estarmos sempre próximos – fisicamente – de nossos clientes, seja para tomar um café, seja para apoiar na operação sempre que necessário. Mas, para isso, foi necessário readequar todo o trabalho da empresa, sempre preservando a vida e saúde dos nossos colaboradores. 

De acordo com Neto, o modelo tradicional de escritórios físicos vai deixar de existir ao longo desta e das próximas décadas, sendo substituído por outros que adotem tecnologias inovadoras e disruptivas. “Essa transformação também ocorrerá, inevitavelmente, nas médias e pequenas empresas”, observa. 

Atendendo um mercado cada vez mais omnichannel 

As ações para se alinhar rapidamente com as novas demandas desse mundo em transformação não foram limitadas aos nossos colaboradores. As relações com nossos clientes e com o mercado também sofreram ajustes importantes. 

Em abril de 2020 ressignificamos nosso canal no YouTube e fizemos dele nosso palco virtual, onde já fizemos mais de 32 palestras sobre transformação digital, cultura de inovação, atendimento omnichannel, futuro do mercado, futuro das profissões etc. Para isso, contamos com especialistas renomados, que trouxeram  dias valiosas para quem busca conhecimento e direcionamento para implantar o atendimento que unifica canais de comunicação, o melhor da IA (inteligência artificial) e o acolhimento do atendimento humano como premissa para proporcionar a melhor experiência e conveniência aos colaboradores e aos consumidores mais exigentes de todos os tempos – os consumidores digitais.  

Hoje em dia, o “FortFlix”, apelido carinhosamente dado por nossos milhares de seguidores, é um sucesso e boa parte dessa experiência também está relatada em nosso livro – O Poder da ConveniêncIA Omnichannel no Atendimento. O portal conveniencia.com, conectado ao nosso livro, é outro exemplo de movimentação online necessária para entregar conhecimento ao mercado de forma cada vez mais abrangente. 

Objetivos claros para a adoção do trabalho em home office 

Nossa diretora de Operações, Elen  Coutinho, uma das executivas que amparou a migração para o modelo de home office e do trabalho colaborativo em ‘nuvem’  adotado pela Fortics, orientou as decisões baseada no planejamento estratégico e nos objetivos focais da empresa, visando a maior capilaridade e eficiência de resultados das equipes. “Para atingirmos essas metas, empregamos a OKR (Objectives and Key Results), que é uma metodologia de gestão utilizada por grandes conglomerados globais, cuja essência metrifica o que importa, foca nos propósitos, na curva de crescimento da empresa e no envolvimento do time com os desafios e resultados a serem alcançados”, revela 

É importante compreender que a  metodologia OKR é o segredo por trás da gestão das corporações mais visionárias da atualidade, já que tem como foco os objetivos principais de uma empresa. A OKR foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, e ficou famoso por alavancar o crescimento do Google. Trata-se de um modelo de gestão ágil, que se baseia em dois componentes básicos: um objetivo  o que a empresa deseja alcançar , e um conjunto de resultados-chave, que são as metas baseadas em KPIs (Key Performance Indicators) que indicam esse progresso.  

“Essa conjunção, mencionada acima, de objetivos e resultados-chave, é capaz de suportar crescimento exponencial e alavancar a performance”, diz Elen. “Ou seja, em relação a métodos tradicionais de gestão, a OKR alia simplicidade à eficiência, permitindo a definição e o gerenciamento de objetivos em qualquer cenário, e garantindo assim a produtividade que as organizações hoje tanto buscam e precisam”, conclui. 

Segurança e privacidade constantes para um bom home office 

Para iniciar esse item é importante salientar que a Fortics já era uma empresa cloud driven, com 100% da sua infra de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) em nuvem desde 2018. Isso facilitou muito essa tomada de decisão. 

“O maior desafio foi manter os colaboradores trabalhando remotamente, sem renunciar à segurança e à privacidade. Por trás dessa transformação tecnológica e da adoção do home office integral, a Fortics promove uma revolução no ambiente corporativo, por meio de conceitos e boas práticas de segurança cibernética e de perímetro, que atendem às exigências da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), bem como às normas legais e regulamentares de compliance”, esclarece Edison Figueira, CTO da Fortics.  

nossa primeira iniciativa foi investir e disponibilizar dispositivos móveis ao time (notebooks e smartphonespara assegurar o cumprimento total das políticas de conformidade estabelecidas pela nossa DPO (data protection officer). 

“Ingressamos todos os equipamentos no sistema de diretório do Microsoft Azure AD, a fim de gerenciar esses dispositivos bem como as credenciais dos usuários. As soluções de cloud computing e modern workplace viabilizam o ecossistema de trabalho moderno perfeito, que permite a sustentação, segurança e mobilidade de nossas equipes para trabalhar com máxima eficiência e potencializar a nossa performance de resultados”, conclui Figueira. 

Práticas de governança e de RH que garantem a transição 

Nossa política de RH e práticas de governança, que incluem conceitos corporativos como conveniência, reciprocidade, inovação e horários flexibilizados aos colaboradores, foram fundamentais para proporcionar a transição ao novo modelo de trabalho. 

Todas as iniciativas, por sua vez, são avaliadas por meio das metodologias de OKR, a partir de critérios como objetivos, metas e resultados alcançados, levando-se em conta a cultura empresarial da Fortics.  

Como comentado anteriormente, quando imperativoa Fortics disponibiliza espaços de coworking, além de solucionar, continuadamente, quaisquer necessidades durante o tempo de transição para o novo sistema. “Já estamos mapeando as necessidades específicas de cada colaborador para oferecer todo o suporte necessário, entre benefícios e equipamentos”, afirma Ana Paula Arrais, head de RH da Fortics, que entre outras ações internas, organiza a oferta de plantões psicológicos, pesquisas de clima, programas de bem-estar e encontros periódicos com os colaboradores ao longo de todo o processo de migração para o trabalho remoto 

Outra mudança que ocorrerá a partir da transformação digital da Fortics é a forma de contratação de novos colaboradores, aponta a head de RH. Aspectos como mobilidade e o tempo gasto para se  deslocar até o trabalho, sobretudo nas grandes cidades, deixarão de ser fatores decisivos no critério de seleção. “Isso ampliará a possibilidade de termos profissionais de vários pontos do país trabalhando na empresa”, diz ela.  

Recentemente a empresa alcançou o reconhecimento GPTW  (Great Places to Work), depois da realização de uma série de pesquisas internas e levantamentos de informações, que receberam notas significativas por parte da entidade organizadora do prêmio. Esse é, com certeza, um atestado de que os esforços para proporcionar um ambiente de trabalho satisfatório para os colaboradores e realizar ajustes importantes na estrutura desse trabalho está surtindo efeito, independentemente de onde eles estiverem. 

“Contratar os melhores do mundo se tornou mais fácil, eficiente e econômico”, diz o CEO, Francisco Pinheiro Neto. “Não haverá diferença entre contratar pessoal local e estrangeiro, já que atualmente somos empresas globais”, conclui o executivo, que, de olho no futuro e na curva de crescimento, metas e capilaridade estabelecidas pela empresa, é o principal articulador e condutor do novo modelo de gestão consolidado hoje pela Fortics. 

Chegou agora por aqui? Saiba quem é a Fortics!

Fortics é uma empresa referência em plataformas de atendimento e comunicação omnichannel (voz, mensageria e redes sociais), que unifica canais como: WhatsApp, Facebook, Instagram, Microsoft Teams, Signal, Telegram, SMS, webchat ativo, e-mail e telefonia. Utiliza o melhor da inteligência artificial para automação de processos e criação de chatbots, e o acolhimento do atendimento humano. Fundada em 2003, a Fortics começou suas operações atuando em projetos para comunicação de dados e segurança da informação. Em 2006, ingressou no segmento de comunicação omnichannel. Atualmente, a empresa conta com mais de 1,9 mil clientes, nos 27 estados do Brasil, sobretudo nos segmentos de TIC, serviços, varejoeducação saúde. 

Hugo Santos

Hugo Santos é Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing desde 1996. Vencedor como o melhor profissional de vendas no prêmio ABC da Comunicação no ano de 2020. Coautor do livro “O poder da conveniência no atendimento omnichannel” com o time Fortics. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing para o curso Creative Design Business (Inovação e Startups). Professor de MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade em Rede para o curso Gestão de Mudanças. Mentor de negócios desde 2008 e mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 180 palestras e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte.


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