Apontada como uma tendência para 2023, entenda como a IA faz avanços tecnológicos ganharem destaque e utilidade dentro e fora das empresas
Nos últimos anos, empresas e líderes precisaram buscar novas tecnologias para auxiliá-los rumo à automatização de processos (do atendimento à captação de clientes), com o intuito de oferecer melhor experiência e mais comodidade aos consumidores das marcas.
À medida que as empresas caminham em direção a modelos orientados por dados, não é difícil compreender por que soluções tecnológicas criadas e desenvolvidas com o auxílio da IA sejam tendências para 2023 e anos seguintes.
Os destaques para este ano são as várias formas de aplicações wireless relacionadas à sustentabilidade, como expostas durante o Simpósio de TI/Xpo do Grupo Gartner, em 2022.
O Gartner já havia sinalizado a IA como um fundamento estratégico para as empresas contemporâneas. Em 2023, ela é apontada dentre as 10 principais tendências de mercado por causa da adaptabilidade.
Na prática, isso quer dizer que sistemas de IA “treinam” continuamente os modelos de inteligência, permitindo que eles aprendam e se aperfeiçoem sozinhos, com base em novos dados e circunstâncias imprevistas.
Atualmente, por exemplo, se uma empresa tem um aplicativo SaaS, ela precisa atualizar o software para que as coisas continuem a funcionar normalmente. Imagine, no entanto, um cenário onde você possa fazer isso com uma IA, que aprende o que fazer em tempo real. Abaixo, confira alguns pontos que merecem a atenção das empresas e indicam para onde a IA deve levar as inovações tecnológicas a serem utilizadas por companhias e sociedade, de maneira geral:
- A expansão das ferramentas de integração, sobretudo com o avanço de soluções de IA adaptáveis e generativas, é outra tendência que deve continuar a ganhar espaço e atenção este ano*;
- Chatbots, assistentes virtuais, ferramentas automatizadas, entre outras soluções, devem ganhar tração no mercado, como resultado de uma maior adoção da Inteligência Artificial;
- Para que todas essas aplicações façam sentido, porém, é preciso que elas entreguem a máxima performance. É neste ponto que surge a observabilidade avançada: a capacidade de elevar o monitoramento de uma rede (ou aplicação), mostrando indicadores práticos sobre o desempenho obtido em cada detalhe da experiência oferecida por sistemas e recursos. Ou seja, essa é a solução para analisar e compreender onde é possível melhorar as coisas.
Há 20 anos no mercado, a Fortics se dedica a entender e a aplicar tendências estabelecidas – não apenas para acompanhar o processo natural de evolução socioeconômico, mas para oferecer a todos os clientes soluções inovadoras e tecnológicas baseadas na IA.
Algumas funções que oferecemos às empresas e que compõem as nossas soluções demostram como a Fortics tem acompanhado a evolução e a demanda do mercado, ratificando o nosso compromisso em contribuir para um acesso mais democrático e acessível à IA. São elas:
- Transcrição de áudios para texto
Muitos clientes não se sentem confortáveis com envio de áudios durante o atendimento. Com o Fortics SZ.chat isso não é mais um problema. Com a transcrição de áudio, seu atendimento ganha um recurso que facilita a comunicação. A ferramenta transcreve o que foi dito de imediato e o processo de acolhimento ganha velocidade. Assim, a capacidade de a sua empresa entregar conveniência no atendimento aos consumidores aumenta.
- Análise de sentimento
Imagine ter uma espécie de termômetro capaz de mostrar os sentimentos do cliente logo que ele inicia uma conversa. Seria incrível, não é mesmo? Mais do que incrível, esse acompanhamento é possível e acessível. Por meio do recurso de Análise de Sentimento implantado à plataforma SZ.chat, você pode monitorar o humor do seu cliente com base nas mensagens que ele envia. Dessa forma, você consegue identificar se a reação dele é positiva ou negativa e otimizar o atendimento em tempo real.
- NLP
Um dos componentes mais importantes para chatbots é o NLP, ou Natural Language Processing. O NPL permite aos computadores compreender, gerar e responder a linguagem humana. Com isso, além de oferecer atendimento e interações personalizados, empresas podem automatizar processos (gerar boletos, agendar atendimentos, fazer abertura de chamados), gerir mais dados e informações, oferecer maior performance e vender mais.
- OCR
Dentro do SZ.chat, o OCR, ou reconhecimento ótico de caracteres, funciona da seguinte forma: um usuário encaminha uma determinada imagem para o fluxo e, na sequência, a ferramenta lê a imagem e a transforma em dados de texto. A imagem de uma CNH, por exemplo, segue um padrão: contém dados como nome, CPF, datas e demais informações. Com o OCR, tais dados transformados em texto podem ser integrados e utilizados como a empresa desejar.
- GPT e Outros modelos de IA generativos
Modelos generativos como o ChatGPT, sem sombra de dúvidas, vieram para popularizar e gerar valor às plataformas de atendimento. Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é um modelo avançado de inteligência artificial que tem a capacidade de realizar diversas tarefas de processamento de linguagem natural, como responder perguntas, escrever textos, traduzir idiomas e muito mais.
Por tudo isso, a Fortics se mantém como referência no atendimento aos consumidores – com o desenvolvimento de chatbots humanizados, integrações, funcionalidades e automações específicas para o WhatsApp, entre outros serviços. Detalhe: todas as nossas soluções podem conversar e integrar sistemas que utilizam o ChatGPT, inclusive.
Ficou interessado? Fale agora mesmo com um de nossos consultores: https://www.fortics.com.br/landing-omnichannel/ e entenda como a Fortics pode ajudar a sua empresa a crescer de maneira sólida e contínua. Ao oferecer atendimento 24/7, você pode ver um rápido aumento na eficiência das respostas e da assertividade de etapas e processos, bem como na personalização para atender especificidades de cada negócio; na coleta, na gestão e na análise de dados; no direcionamento para estratégias de marketing, na experiência de consumo ideal e satisfatória e no fortalecimento da relação entre marca e consumidores.
E se você deseja ver na prática como tudo o que foi dito aqui funciona, temos dois convites para te fazer. O primeiro é assistir ao vídeo “Descomplicando a Inteligência Artificial (IA)”, que complementa e ilustra todas as conexões e ações relacionadas neste artigo. Fortics | Descomplicando a Inteligência Artificial (IA) e o uso de chatbots.
Por fim, que tal testar você mesmo a nossa ferramenta? No link abaixo, você poderá simular algumas conversas e atendimento para entender como é possível personalizar o seu canal e torná-lo um ponto de contato imprescindível para o seu negócio. Vamos lá? Use quantas vezes quiser e surpreenda-se! Simular casos de uso com chatbots.
Sobre o autor:
Edison Figueira é Head de Inovação na Fortics de Tecnologia, especialista em segurança cibernética, com mais de 25 anos de experiência se dedicando a projetos avançados de Inteligência Artificial com Machine Learning, Deep Learning e NLU/NLP. Seu principal foco é desenvolver tecnologias, criar e gerenciar times para desenvolver produtos inovadores que possam tornar essas tecnologias cada vez mais acessíveis a todos os portes de empresas, palestrante no MS AI+Tour, advocate Google GCP e Azure.
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/edisonfigueirajunior