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Canais de atendimento: curiosidades e funcionalidades que vão surpreender você

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As pesquisas ajudam a compreender a dimensão, o poder e o alcance dos canais de atendimento na contemporaneidade e como eles influenciam diretamente nos resultados e nas vendas de qualquer empresa.

 

Você sabia que o WhatsApp atingiu a marca de 3,71 bilhões de usuários mensais em todo o mundo, e que US$ 27,71 bilhões foram transacionados pelo Instagram só no terceiro trimestre do ano passado*? 

Considerando os números acima, mais a importância de utilizar diferentes canais para a troca de informações e conversas, além da efetuação de vendas, o desafio que as empresas têm agora é o de utilizarem os seus canais de forma estratégica para mapear, captar e se relacionar com seus leads de forma assertiva e no canal de preferência do cliente. 

Para isso, é primordial conhecer os principais canais de atendimento, suas características e funcionalidades. Dessa forma, negócios podem passar a explorar (no bom sentido da palavra) as oportunidades que essas plataformas oferecem, quando se direcionarem e/ou iniciarem uma conversa com futuros clientes. 

Elencamos alguns pontos e números para ajudar você a entender as características de consumo, o potencial e a representatividade dos diferentes canais no atual mercado – lembrando que tanto a linguagem escolhida, quanto o formato dos conteúdos (vídeo, texto curto, artigo, fotos), precisam ser considerados. Confira abaixo: 

Em relação aos web chats, que permitem o diálogo instantâneo entre marcas e consumidores, o Telegram figura na lista de aplicativos mais utilizados no mundo. No Brasil, o aplicativo foi adotado e direcionado para conversas de negócios, grupos focais. Diferente do WhatsApp que além de estar em praticamente todos os aparelhos de telefone dos brasileiros, é utilizado para todo tipo de troca e interação. Ainda assim, vale ficar de olho nessa ferramenta também.

Em relação à mensageria móvel, a adesão de aplicativos dedicados à troca de mensagens cresceu exponencialmente entre 2018 e 2022. Os números e indicativos abaixo podem ser usados pelas empresas se prepararem e desenharem novas ações de acordo com as tendências apontadas na pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box*** divulgada em janeiro de 2023: 

Tão importante quanto estar atento as movimentações e tendências do mercado, é investir para que sua empresa esteja onde seu cliente está, mas de forma integrada, com base em uma gestão de dados e informações eficiente e processos automatizados. Assim, caso um canal pare de funcionar por qualquer motivo, essa contingência precisa resultar no transbordo ou troca de canal, de forma natural e o contato/solicitação segue adiante sem maiores problemas para o consumidor e nem para a empresa que está preparada para fazê-lo. Ou seja, não é só estar em todos os canais, mas é sobre manter a qualidade no que se refere ao atendimento e relacionamento, utilizando para isso chatbot, automatizações com base em Inteligência Artificial e ferramentas como o SZ.chat,  que tornam essa tarefa possível. 

Fontes:  

*https://canaltech.com.br/redes-sociais/instagram-alcanca-2-bilhoes-de-usuarios-ativos-mas-ainda-e-pouco-para-a-meta-228220/  

** https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/  

***Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil é uma pesquisa independente produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box. 

Sobre o autor:

Francisco O. Pinheiro Neto é CEO (Chief Executive Office) da Fortics, empreendedor na área de ciência da computação, com ênfase em TIC. Foi sócio da Brasil Informática, empresa especializada no desenvolvimento de soluções ERP, onde atuou como diretor de Desenvolvimento de Software. Foi sócio, fundador e CEO da BRconnection (atualmente Blockbit), empresa especializada no desenvolvimento de soluções para segurança da informação que otimizam o uso da Internet em ambientes corporativos. Atua há mais de 35 anos em tecnologia da informação e comunicação. Possui formação em Análise e Desenvolvimento de software pela FIAP e especialização em Marketing pela ESPM. Atualmente, como sócio-fundador e CEO da Fortics, empresa especializada no desenvolvimento de plataformas de atendimento ao cliente (voz, mensageria, automação, humanização e conveniência), está à frente de todo planejamento estratégico da empresa.

Coautor dos livros “O Poder da ConveniêncIA no Atendimento Omnichannel” e “Experiências que Deixam Marcas – Volumes 2 e 3”.


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