Pesquisas realizadas em 2022 indicam um crescimento em relação as vendas de 3,5% se comparado ao ano anterior. A data se tornou um dos eventos mais aguardados pelas empresas, principalmente as de varejo que oferecem bens e serviços ao consumidor final
Ao longo desta semana, empresas e consumidores se preparam para aproveitar a Black Friday que acontece no dia 25 de novembro. Trata-se de uma oportunidade para os clientes adquirirem produtos e serviços com descontos e vantagens, e para os negócios conquistarem novos públicos, alavancarem vendas e até mesmo de iniciar um relacionamento com os novos consumidores interessados em suas soluções.
O fato é que, independentemente do canal que o consumidor escolha para conhecer a sua empresa e/ou produtos, o primeiro contato e atendimento precisa ser eficiente, profissional e organizado. E claro, seguro. Considerando principalmente a venda via e-commerce, aplicativos de conversa e redes sociais, os golpes e fraudes digitais infelizmente têm se mostrado proporcionais à realização de compras e movimentação digital.
Para se ter uma ideia do tamanho dessa fatia do mercado e projeções, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday deve movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões neste ano. O montante representa aumento de 3,5% em relação a 2021, e as categorias mais aquecidas neste ano devem ser eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletro portáteis, moda, beleza e saúde*.
E, além dessa, existem outras pesquisas que mostram que o mercado está bem aquecido. O e-commerce brasileiro apresentou, segundo pesquisa da Neotrust, um crescimento de 4,3% no número de pedidos no segundo trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021. O faturamento do comércio eletrônico nos cinco primeiros meses do ano foi 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia**.
Globalmente, 71% das pessoas dizem que desejam se comunicar com empresas, da mesma forma que se comunicam com amigos e família, ou seja, por mensagens. (Fonte: Kantar – abril, 2022)
Relacionamento por mensageria não é mais uma tendência emergente, e sim uma realidade que pode ser definida como a nova fronteira de transformação digital do mundo corporativo.
64% dos brasileiros já fizeram compras pelo WhatsApp. A mensageria está transformando o comportamento dos consumidores e a pandemia acelerou ainda mais o impacto dessa transformação.
E para te ajudar a oferecer atendimento integrado, conveniente, acolhedor e omnichannel – WhatsApp e mais 15 canais de relacionamento integrados em uma única plataforma, a Fortics tem uma oferta especial para sua empresa. A Fortics está isentando a ativação (plano prata) do Fortics SZ.chat, na Black Friday 2022! Ou seja, a implantação é por nossa conta!
Chegou a chance que você esperava para começar a se relacionar com seus consumidores de forma diferente e alcançar novos resultados. Ficou interessado ou deseja saber mais informações sobre o que o Fortics SZ.chat pode fazer?
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Fontes:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/10/04/black-friday-2022-deve-movimentar-r-605-bilhoes-no-comercio-eletronico.ghtml
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/black-friday-2022-quais-as-expectativas-para-este-ano
(Mobile Time/Opinion Box – agosto, 2022)
Sobre o autor:
Francisco O. Pinheiro Neto é CEO (Chief Executive Office) da Fortics, empreendedor na área de ciência da computação, com ênfase em TIC. Foi sócio da Brasil Informática, empresa especializada no desenvolvimento de soluções ERP, onde atuou como diretor de Desenvolvimento de Software. Foi sócio, fundador e CEO da BRconnection (atualmente Blockbit), empresa especializada no desenvolvimento de soluções para segurança da informação que otimizam o uso da Internet em ambientes corporativos. Atua há mais de 35 anos em tecnologia da informação e comunicação. Possui formação em Análise e Desenvolvimento de software pela FIAP e especialização em Marketing pela ESPM. Atualmente, como sócio-fundador e CEO da Fortics, empresa especializada no desenvolvimento de plataformas de atendimento ao cliente (voz, mensageria, automação, humanização e conveniência), está à frente de todo planejamento estratégico da empresa.
Coautor dos livros “O Poder da ConveniêncIA no Atendimento Omnichannel” e “Experiências que Deixam Marcas – Volumes 2 e 3”.