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Se você chegou até aqui, provavelmente já usa ou conhece a WhatsApp Business API, porta de comunicação desenvolvida pelo próprio time do WhatsApp para que plataformas de atendimento omnichannel, como o Fortics SZ.chat, consigam realizar toda a centralização e automatização de comunicação online da sua empresa. Caso não conheça, clique aqui e leia um artigo especial sobre isso 

Então, você sabe o quanto é importante aprovar os Modelos de Mensagem diretamente no WhatsApp para que sua empresa consiga realizar uma comunicação ativa com seus leads ou clientes. Esses modelos já foram conhecidos como HSM (High Structured Message) ou mesmo como MT (MessageTemplate), mas preferimos chamar de Modelos de Mensagens, mesmo, para tornar mais simples o entendimento. 

Um dos grandes desafios no uso dos Modelos de Mensagem está no processo de criação, envio para aprovação no WhatsApp e confirmação dessa aprovação para utilização no dia a dia do seu atendimento. Foi justamente pensando em melhorar a vida dos nossos clientes frente a essa demanda que o time Fortics desenvolveu um módulo de gestão para todo o processo de criação e acompanhamento de Modelos de Mensagem diretamente no SZ.chat. Inicialmente esse módulo funciona para clientes que tenham seus números da WhatsApp Business API registrados no BSP (Business Solution Providers) 360Dialog, um dos nossos grandes parceiros.  

Em operações que possuem mais de um número da WhatsApp Business API em utilização, essa integração e gestão é ainda mais impactante, haja vista que permitirá a gestão dos Modelos de Mensagem de forma centralizada para todos os números registrados nos BSPs já integrados. 

Gostou da notícia? Então, continue lendo para compreender bem como esse módulo de gestão ajudará a você e a sua empresa no dia a dia do atendimento via WhatsApp. 

Criando, aprovando e gerenciando Modelos de Mensagem 

O time Fortics está entregando para sua empresa um módulo completo de Modelos de Mensagem para que possa criar, ajustar, remeter para aprovação no BSP, acompanhar o processo de aprovação e confirmar as mensagens. Mais uma vez vamos lembrar que para o BSP 360Dialog você conseguirá fazer tudo isso sem sair do SZ.chat, aproveitando um ganho importante na gestão desse processo. Vamos falar mais sobre o editor de mensagens e sobre o painel de gestão das mensagens criadas. 

O editor de Modelos de Mensagens permite a criação das mensagens de forma fácil e com dicas de boas práticas para que a sua aprovação seja ainda maior. Para isso ele oferece: 

  • Exemplos de mensagens para que você possa criar a sua de maneira ainda mais simples; 
  • A separação para criação das mensagens em cabeçalho, corpo da mensagem e rodapé; 
  • A inserção de variáveis ao longo da mensagem para que possa personalizar seu Modelo de Mensagem; 

A justificativa, de forma documentada, do uso de variáveis no seu modelo. Esse é um novo critério do WhatsApp que ajuda em muito a aprovação de um Modelo de Mensagem.

A tela de gerenciamento de todas as mensagens já submetidas é uma parte muito importante desse módulo. Nele, você e sua empresa conseguem fazer a completa gestão das mensagens: 

  • Visualizando cada uma das mensagens submetidas com seu título, trecho inicial e indicador de status; 
  • Identificando cada uma das mensagens e seu status para cada um dos números da WhatsApp Business API nos quais foi submetida. Na mesma linha das informações é apresentado um indicador de status em formato de semáforo para cada número da API: basta posicionar o mouse em cima de cada um deles para identificar de qual número registrado se trata. Os indicadores apresentam cor verde para mensagens aprovadas, amarela para as mensagens pendentes de aprovação e vermelha para as mensagens reprovadas; 

Encontrando facilmente uma mensagem remetida anteriormente, utilizando a tela de filtro na qual poderá escolher a melhor forma de fazer a busca; usando os campos de nome da mensagem, trecho da mensagem e canal de API para o qual foi remetido ou status de aprovação. 

Estamos muito felizes por essa implementação, pois sabemos o quanto essa inovação irá facilitar a sua vida, ao centralizar a gestão de Modelos de Mensagem diretamente no SZ.chat e permitir que remeta novas mensagens de forma rápida e assertiva. 

Modelos de Mensagem Dinâmicas: grande novidade! 

Essa é uma novidade tão legal que decidimos escrever um artigo somente sobre ela. Mas, vamos entregar aqui um resumo do que se tratam esses Modelos de Mensagem Dinâmicas. 

Criar mensagens ativas de WhatsApp que estimulem a interação com o lead ou cliente é sempre um grande desafio. Até agora, os recursos gráficos disponíveis nessas mensagens eram muito menores que os disponíveis em uma postagem de redes sociais. Mas isso acabou e, a partir de agora, você e sua empresa poderão construir Modelos de Mensagem com recursos muito importantes para aumentar o engajamento com seus contatos. Esses recursos são: 

  • A utilização de mídias no cabeçalho da mensagem (imagem, vídeo ou documento); 
  • A inserção de botões como CTAs (Call to Action ou chamada para ação) e/ou para proporcionar escolhas dos clientes diretamente nas mensagens; 
  • A inserção de botões com apresentação de lista de mensagens e/ou mensagens predefinidas para respostas rápidas; 
  • A inserção de botão para chamada telefônica diretamente do celular. 

As possibilidades de interação com seus leads ou clientes serão infinitas. Poderá criar sugestões de produtos, ações para continuar contato, resposta rápida de pesquisas, escolha de respostas rápidas, entregar informações em mídias etc. Por isso, criamos um artigo especial sobre isso. 

Implante agora mesmo essas funcionalidades no seu SZ.chat 

Gostou de mais essas novidades do Fortics SZ.chat? Então tenho convites para você! 

Se é cliente Fortics SZ.chat, clique no botão abaixo para falar com nosso suporte técnico e implantar o gerenciamento de Modelos de mensagens para sua comunicação via WhatsApp Business API. 

https://support.fortics.com.br/pt-BR/support/home

Se você ainda não é cliente do Fortics SZ.chat ou ainda precisa de mais esclarecimentos sobre a utilização da WhatsApp Business API na sua empresa, clique no botão abaixo e fale com uma das nossas especialistas. 

fortics.me/especialista-sz
 

Sobre o autor:

Hugo Santos é Head de Conteúdo e Educação da Fortics, consultor de negócios, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing e Atendimento desde 1996. Vencedor como o melhor profissional de vendas no prêmio ABC da Comunicação no ano de 2020. Vencedor do prêmio “Sabre Awards LATAM 2021” na categoria “Business-To-Business Marketing: Digital Presence and Omnichannel service in the Covid-19- pandemic” com Fortics e Agência ViaNews Hotwire.

Coautor do livro “O poder da conveniência no atendimento omnichannel” com o time Fortics. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Foi professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing e no MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal desde 2018.

Desde 2014 ministrou mais de 420 palestras, workshops e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Marketing de Conversa, Atendimento Omnichannel, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit, Medical Fair, ABRINT e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte.


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