Depois do sucesso do primeiro webinar da série, realizado em 15/04, onde falamos sobre “Conveniência é o nome do negócio”, chegou o momento de falar sobre o “Consumidor 4.0” ou “SUPERCONSUMIDOR”, como Arthur Igreja, escritor, palestrante internacional (TEDx Speaker) e especialista em inovação também gosta de chamar.
Talvez você não tenha conseguido acessar informações sobre o primeiro webinar, mas Arthur Igreja é um dos maiores nomes brasileiros sobre transformação digital e cultura de inovação. Clique aqui e assista gravação do primeiro Webinar.
Na era digital ou ainda melhor, na era pós digital pela qual estamos passando, onde o consumidor digital busca a construção de novos relacionamentos com marcas e empresas, mas sempre utilizando meios tecnológicos para isso, precisamos mais do que nunca compreender as novas demandas dos nossos consumidores para conseguirmos atendê-los com a conveniência que buscam.
Cada vez mais exigente, este consumidor quer ser compreendido e atendido de forma individual, mesmo sendo “somente” um dentre milhões de outros consumidores. Esta exigência precisa ser compreendida, assim, vamos falar mais sobre isso e sobre o webinar “Consumidor 4.0” ao longo deste texto.
Somente os jovens estão entre este público?
É comum encontrar pessoas que acreditam que o consumidor 4.0, consumidor digital ou ainda consumidor online, como tratamos em outro artigo, são somente jovens consumidores com pouca capacidade de compra. Pensar assim é um grande erro.
Como falamos em artigo anterior, consumidor online é aquele que se utiliza de algum meio digital para buscar informações, interagir com marcas ou com a comunidade onde vive, estreitar relacionamentos e realizar negócios.
Utilizar do acesso a informações disponíveis na internet é uma das principais marcas do consumidor 4.0. Ele usa a informação de buscadores e principalmente de redes sociais para encontrar o conhecimento que precisa para tomar decisões de compra ou para realizar atividades do dia a dia.
Esta quantidade infinita de informações oferecidas a um clique, desenvolveu neste consumidor outro comportamento, a impaciência. Sabendo que a todo momento pode consumir informações e ter respostas rápidas sobre o que precisa, o consumidor 4.0 não atura esperar por respostas lentas ou atendimentos demorados, preferindo conversar com máquinas do que aguardar a lentidão do humano.
Apresentando um terceiro item importante sobre a transformação do comportamento deste consumidor, podemos dizer que ele está se comunicando em rede com milhões de outros consumidores em velocidade inédita, assim, não estamos falando sobre o que você diz sobre a sua empresa, mas também sobre o que todos os seus consumidores falam sobre ela.
Poderíamos escrever um livro sobre todas as transformações de comportamento dos consumidores, vamos avançar neste artigo para apresentar mais sobre o tema do webinar.
Valor e preço na mira do consumidor 4.0
Lembrando que VALOR é o quão importante e valioso é seu produto ou serviço para o consumidor e PREÇO é o quanto monetariamente ele custa, dizemos que nunca foi tão necessário apresentar de forma clara estes dois itens.
O consumidor 4.0 consegue comparar valor e preço com uma grande habilidade. Depois de ter diversas decepções por compras somente pelo critério do “preço mais baixo”, ele começa a contemplar outras questões no processo de compra, pois, busca sim o melhor preço, mas sem abrir mão do valor qualidade de produto e atendimento que traga conveniência e satisfação.
As plataformas de comparação de preços e curadoria de qualidade / pontuação, estão cada vez mais populares. Quando o consumidor não encontra indicadores nessas plataformas, ele, por conta própria, faz suas pesquisas, conversa com outros consumidores e reúne informações para analisar prós e contras, e só então, toma sua decisão.
Por conta destas e outras questões, eles não toleram mais serem atendidos como antes, não querem mais receber atendimentos com pouca informação, descaso de atendentes, sem entendimento das suas necessidades e sem oferta de conveniência para seu dia a dia. Desta forma, mudar o atendimento das nossas empresas para satisfazer este consumidor tão exigente deve ser assunto prioritário.
Negócios tradicionais são os que mais sofrem
Durante esta crise que estamos vivendo, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), mas também impulsionada por toda a mudança de comportamento do consumidor, nós da Fortics decidimos realizar uma série de ações para incentivar a rápida adaptação de negócios de todos os portes ao novo cenário.
A realização de uma série de webinars para todo o mercado brasileiro foi uma delas, portanto, estamos aqui te convidando para conferir um dos webinars da série com o tema “Consumidor 4.0”, que foi realizado no dia 29 de abril, ministrado por Arthur Igreja e por mim, Hugo Santos, Head de Marketing da Fortics.
Assim que fizer sua inscrição começará a receber informações para a sua participação e também estará automaticamente inscrito para toda a série de webinars. Veja a programação abaixo:
Arthur Igreja (quartas-feiras):
- Dia 15/04 – Conveniência é o Nome do Negócio – Assistir
- Dia 29/04 – Consumidor 4.0 – Assistir
- Dia 06/05 – Transformação Digital – Assistir
- Dia 13/05 – Cultura de Inovação – Assistir
- Dia 20/05 – O Profissional do Futuro – Assistir
Marcelo Negrão (quintas-feiras)
- Dia 16/04 – Acelerando o Atendimento Online – Assistir
- Dia 30/04 – WhatsApp, o Canal Preferido – Assistir
- Dia 07/05 – O Atendimento Omnichannel – Assistir
- Dia 14/05 – Tecnologia no Atendimento – Assistir
- Dia 21/05 – O Atendimento do Futuro – Assistir
Inscreva-se e venha nos acompanhar nesta jornada, caso a realização desse webinar já tenha acontecido, se inscreva da mesma forma, para receber os links das gravações.
Hugo Santos
Hugo Santos é Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing desde 1996. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing para o curso Creative Design Business (Inovação e Startups). Professor de MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade em Rede para o curso Gestão de Mudanças. Mentor de negócios desde 2008 e mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 180 palestras e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte. Acesse Hugo Santos por
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